quinta-feira, 16 de maio de 2013

DIETA MEDITERRÂNEA

Os países mediterrâneos costumam produzir frutas e verduras de qualidade excepcional, pois devido ao clima, elas amadurecem sem umidade e preservam uma grande intensidade de cores e aromas. Os vários tipos de culinária dos diferentes países mediterrâneos têm em comum uma dieta rica em leite e seus derivados, de peixe; e, claro, o uso do azeite de oliva.
A dieta mediterrânea é conhecida pelo alto consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes e vinhos. O resultado dessa combinação de sabores faz com que seus habitantes desenvolvam menos doenças e vivam mais. Desta forma, a utilização da dieta do Mediterrâneo é recomendada para a prevenção das doenças cardiovasculares e também para os indivíduos já com fatores de risco.
Dieta do mediterrâneo
Os europeus que vivem na região do Mar Mediterrâneo têm menos câncer e doenças do coração devido a dieta mediterrânea. Além disso, eles estão entre os povos mais magros do planeta.
O grande diferencial da dieta mediterrânea está no baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces (ricos em gordura e açúcar). Ou seja, a dieta mediterrânea foge completamente do padrão de vida americano, que se baseia em uma alimentação rica em carnes e gorduras.
Um estudo apresentado nos Estados Unidos comprovou que a dieta mediterrânea adotada por mulheres nos países da região do mar Mediterrâneo garante não apenas melhor qualidade de vida, mas também aumenta as chances de sucesso no tratamento de ovários policísticos e de gravidez.
A dieta mediterrânea é mais um estilo de vida do que um regime. A prática prega uma alimentação saudável e exercícios diários.

Como fazer a dieta mediterrânea:

  • Consumir mais frutas, vegetais, legumes, cereais integrais, sementes, óleos nobres, queijos e iogurtes.
  • Alguns alimentos são obrigatórios na dieta mediterrânea: tomate, alho, maçã, nozes e vinho tinto.
  • Beber uma taça de vinho durante o almoço ou o jantar. Se você não toma bebida alcoólica, o suco de uva integral tem o mesmo efeito que o vinho. Quando consumido junto com a comida, ajuda a eliminar os radicais livres e desentope as artérias.
  • Sobremesas só estão liberadas uma ou duas vezes por semana.
  • Fazer exercícios físicos moderados, mas regulares. A caminhada de meia hora todos os dias é uma grande aliada desse processo de recuperação da saúde.

Benefícios da dieta mediterrânea:

  • Protege o coração contra infartos;
  • Diminui o risco de câncer;
  • Defende a pele contra agressões;
  • Retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento;
  • Aumenta a longevidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário