segunda-feira, 13 de maio de 2013

FELICIDADE X VIDA FINANCEIRA

 Elas aspiram a tão sonhada independência financeira. Mas a questão é que a independência à qual elas se referem é uma independência apenas parcial.  Para ele, a ideia do 'Estude, trabalhe, ganhe seu próprio dinheiro para não depender de pai nem de marido' é ótima, é um ensinamento fundamental, mas não é tudo.
 Veja 10 passos para ser feliz na vida financeira - 1 (© Veja 10 passos para ser feliz na vida financeira)   10 passos para ser feliz na vida financeira.
 
1º passo: divida seus sonhos
Cuidado com o que você deseja. Pessoas movidas por impulsos quase sempre erram. Uma coisa é certa: se você usar todo o seu dinheiro para satisfazer os desejos imediatos, nunca conseguirá acumular uma quantia suficiente para concretizar seus sonhos mais ambiciosos que, naturalmente, precisam de mais tempo para acontecer. Assim, jamais terá dinheiro para se sentir segura para fazer as melhores escolhas nos momentos mais oportunos.
 
Para facilitar a concretização de tudo o que você deseja, divida seus sonhos: sonho de curto prazo (para ser realizado em até um ano), sonho de médio prazo (que será alcançado em até 10 anos) e, por último, sonho de longo prazo (acima de 10 anos). Não caia na tentação de buscar a realização apenas nos desejos momentâneos. Tenha sempre pelo menos três sonhos de prazos diferentes no seu horizonte. Assim, sua motivação se manterá sempre forte.
 
2º passo: faça uma radiografia das suas despesas
Para eliminar itens das suas despesas, visualize, de maneira real, o que anda acontecendo com seu orçamento. Assim, o educador financeiro propõe que você faça uma espécie de radiografia precisa dos seus gastos. Com ela em mãos, você chegará a um diagnóstico real de suas finanças. Radiografar significa tomar nota de todo e qualquer dinheiro que sai do seu bolso. 'Durante um mês, sugiro que você ainda sempre acompanhada de um pequeno apontamento de despesas, algo que seja fácil de transportar em qualquer tipo de bolsas ou até mesmo na carteira', recomenda.
 
3º passo: corte despesas
Amadurecer é reconhecer o que faz parte da sua essência e saber abrir mão de tudo aquilo que não faz. Para ter dinheiro e realizar seus sonhos, uma das atitudes mais importantes a ser tomada é o corte das despesas. É preciso ter bom senso para identificar o que pode ser cortado e o que jamais devemos eliminar de nossa vida. Em nossa relação com o dinheiro, é importante identificar quais hábitos de consumo são imprescindíveis e quais são dispensáveis.
 
Diagnosticar e, posteriormente, cortar, são as principais ações estratégicas que servirão para orientar melhor suas escolhas daqui para frente. Elas serão os agentes facilitadores para que você possa dar seguimento à conquista dos seus sonhos e ao que mais merecer ter: dinheiro!
 
5º passo: planeje seus gastos
Na vida financeira, a habilidade de planejar é fundamental para que a mulher se saia vitoriosa ao administrar seu dinheiro. Além de gastar menos, é possível, também, encontrar meios para ganhar mais. Gerar, economizar e acumular renda são ações estratégicas que podem ser praticadas ao mesmo tempo e que facilitam a escalada da mulher rumo às suas realizações. É importante que você identifique as suas qualidades, pois podem ajudar você a viabilizar seus sonhos.
 
6º passo: cuidado com as armadilhas
Quem quer ter dinheiro de verdade precisa ter cuidado e atenção redobrada com o que se aconselha a fazer ou a comprar por aí. Quando algo lhe parecer fácil demais, desconfie. Empréstimos bancários, crédito a perder de vista, parcelamentos infinitos são desvios perigosos para chegar mais rápido onde se quer chegar, pois incluem juros embutidos neles. São armadilhas disfarçadas de facilidades que acabam por devorar seu dinheiro. É mais sábio ir pelo caminho mais longo para obter um sonho de consumo sem se deixar influenciar por agentes externos.
 
7º passo: nada de 'manter' aparências
Para quem quer ter dinheiro, é um perigo prender-se às aparências. 'Costumo dizer que uma estratégia realmente eficaz para quem quer ter dinheiro é viver sempre um degrau abaixo do padrão de vida que poderia sustentar', recomenda o professor de finanças. Ao fazer assim, você sempre terá uma margem de dinheiro para poupar e crescer. Já o contrário, viver sempre um degrau acima do padrão de vida sustentável, levara você, inevitavelmente a um déficit que, acumulado ao longo da vida, a deixará sempre sem dinheiro.
 
8º passo: controle suas escolhas
Você já deve ter percebido que ter dinheiro ou não está diretamente relacionado ao comportamento. A chave para conseguir o que quer está nas suas atitudes, na capacidade de ser fiel ao seu proposito e não perder o rumo. Não pense que, por se reeducar, terá que abrir mãos de todos os seus prazeres ou se tornar uma pessoa avarenta e mesquinha. É claro que você merece se dar, de vez em quando, algum tipo de gratificação. Mas sem perder a medida das coisas e cuidando para que a realização daquele desejo não ponha seus sonhos maiores e equilíbrio financeiro a perder. Você precisa controlar suas escolhas e nunca permitir que elas controlem você.
 
9º passo: guarde e junte
Dentre todas as ações estratégicas propostas a mais importante é guardar. Para ter dinheiro, a coisa mais inteligente que você pode fazer é segurá-lo bem firme, retê-lo em suas mãos e guardá-lo a sete chaves. Vale lembrar que, para proteger seu patrimônio, você deve também criar uma reserva emergencial precavendo-se assim para as eventualidades não previstas da vida.
 
Juntar seu primeiro montante de dinheiro pode parecer difícil, mas, se você consegue dar início ao processo e chega a obter um valor considerável, o dinheiro passa a, de certa forma, gostar de estar sob o seu domínio e ele, incrivelmente, aumenta de tamanho. 'Parece exagero, mas é verdade. Estou falando de uma coisa chamada juros. Quanto mais você aplicar o dinheiro, mais rapidamente sua reserva financeira se ampliará'.
 
10º passo: aplique o seu dinheiro
Para começar a poupar, você deve escolher um banco confiável e seguro. O banco não é apenas aquela instituição que nos leva a tomar empréstimos nem é o lobo mau que nos empurra cheques especiais, limites de crédito, entre outras 'facilidades' que nos levam ao desequilíbrio financeiro.
 
O primeiro passo é abrir uma caderneta de poupança e passar a, disciplinadamente, depositar no mínimo 10% de sua renda mensal. A poupança, que é o mais simples dos investimentos, quando alimentada mensalmente, é capaz de assegurar um montante considerável de dinheiro. No entanto, é recomendável diversificar os investimentos e não concentrar todo o seu dinheiro em uma única instituição financeira.
 
Já quando seu montante atingir uma quantia considerável, é aconselhável buscar orientações mais aprofundadas sobre outras opções de investimentos. Um bom especialista na área poderá ajudar você a entender quais são as melhores escolhas de aplicação daí por diante
 
Fonte: Disop
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário