terça-feira, 14 de maio de 2013

OLHOS - LACRIMEJAMENTO INFANTIL

Existem algumas razões para que ocorra o lacrimejamento logo no início da vida do bebê. Principais dúvidas sobre o lacrimejamento no bebê. 

 
 
Por que o olho do meu bebê lacrimeja?

A mais comum, e do dia-a-dia do oftalmopediatra (6% dos bebês nascidos), acontece porque a criança não tem o ducto lacrimal totalmente aberto logo ao nascimento. Alguma coisa impede o bom escoamento da lágrima do olho até a boquinha da criança.

A lágrima nasce na região temporal do olho (onde está a glândula lacrimal) e viaja através do sulco da pálpebra inferior. Com o nosso pestanejar ela vai parar no nariz e dali segue para o aparelho digestivo. O tempo todo, nós estamos engolindo a lágrima produzida em nossos olhos. Qualquer obstrução ou atresia (estreitamento) desta via causa acúmulo de lágrima e até secreção, com conjuntivites e dermatites de repetição.

Este ducto pode abrir espontaneamente após o nascimento?

 Sim. Isso poderá ocorrer a qualquer tempo até mais ou menos um ano de idade.

Como proceder até que isso ocorra?

 Na maioria dos casos, um dos olhos está perfeito e o outro lacrimeja, tem os cílios umedecidos e está sempre molhadinho (sujinho). As mães ficam muito perturbadas porque seu bebê parece não estar sendo bem higienizado e gostariam que uma solução fosse providenciada logo. Porém, temos de respeitar a natureza e acompanhar com intervalos regulares.

O oftalmologista avaliará, para cada caso, o tempo de retorno para controle até mais ou menos seis meses de idade. Após este tempo, dependendo de como se apresentam os sintomas e sinais clínicos da obstrução, poderá continuar com os cuidados clínicos ou encaminhar para avaliação pré-anestésica com o intuito de fazer dacricistografia (RX contratado das vias lacrimais, sob anestesia geral) e, a seguir, a cirurgia de dilatação das vias lacrimais.

Na maioria dos nossos casos os sintomas são brandos e pode-se controlar clinicamente até nove meses a um ano. Se nesse período não se resolveu naturalmente o lacrimejamento, indicamos a dilatação das vias lacrimais.

A massagem é válida?

 Sim, a massagem feita dentro da técnica, juntamente com limpeza da secreção, ajuda muito durante todo o tempo de espera. A mãe é orientada de como deve fazer a massagem e também de como deve proceder a limpeza.

A massagem bem feita, acredita-se, ajuda a romper a membrana de Haz, que fica no final do canal lacrimal e com isso resolve todo o problema. Mas outro bom motivo para a massagem é manter as vias limpas pois, quando não ocorre a passagem livre da lágrima, ela se represa, o muco acumula e a conjuntivite acontece, assim como a dermatite no epicanto externo (por irritação). A limpeza com gaze umedecida na água previamente fervida (morna) aumenta o conforto durante esta fase de espera.

Por que dos retornos e controles durante a fase de espera?

Mesmo com todos os cuidados pode ser necessário o uso de antibiótico colírio.

Fonte: Dra.Ligia Beatriz Bonotto - Oftalmopediatra



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário