domingo, 5 de maio de 2013

MAE - NA VOLTA AO TRABALHO

Na volta ao trabalho, mãe não deve ceder à pressão do filho.


Aos dois anos, a criança já tem condições de compreender a ausência da mãe e o fato de que ela vai retornar Foto: Shutterstock

Diálogo e paciência são a chave para uma transição tranquila na hora da mãe voltar ao trabalho. Depois de receber atenção exclusiva, o pequeno acaba se acostumando com a presença materna, mas precisa entender que o afastamento é necessário.
 
É importante que a mãe se sinta tranquila com a decisão e confie inteiramente na pessoa que vai cuidar do filho – seja em uma instituição, uma babá ou alguém da família, como a avó. Especialista explica que, aos dois anos, a criança já tem condições de compreender a ausência da mãe e o fato de que ela vai retornar. No entanto, a psicóloga enfatiza que o ideal é que, nessa idade, a mãe não fique longe do filho por mais de três horas seguidas.

Se não houver essa possibilidade, a mãe deve explicar ao filho que o trabalho é importante e necessário, contar sobre sua atividade e enfatizar que isso lhe faz feliz. Outra atitude que pode ajudar a diminuir a ansiedade da criança é relacionar o horário de retorno a algo que tenha significado para ela, como a hora do lanche, por exemplo.
 
Dicas:
 
É essencial que a mãe se sinta tranquila com a decisão de se separar do filho e confie inteiramente na pessoa que vai cuidá-lo.
 
Aos dois anos, a criança já tem condições de compreender a ausência da mãe e o fato de que ela vai retornar.
 
Os pais não devem dar presentes como forma de compensar sua ausência, pois isso confunde a cabeça dos filhos.
 
Uma atitude que pode ajudar a diminuir a ansiedade da criança é relacionar o horário de retorno a algo significativo, como a hora do lanche.
 
Ao explicar ao filho a hora de voltar ao trabalho, a mãe deve dizer que sua atividade é importante e necessária.
 
 
Fonte: Cassandra Pereira França, Especialista em Psicanálise da criança e professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
 

Um comentário: