quinta-feira, 2 de maio de 2013

PÃO DE QUEIJO, DE ONDE SURGIU?

Como foi inventado o pão de queijo?

 
 
 
 
O pão de queijo é uma receita tipicamente brasileira, dos estados de Goiás e Minas Gerais. A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII em Minas Gerais e Goiás, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950.
 
Quentinho, cheiroso e ideal para o café da manhã, o pão de queijo é uma tentação. De acordo com o livro Histórias, Lendas e Curiosidades sobre a Gastronomia, não se sabe ao certo a origem da especiaria. Segundo os estudiosos, a receita existe desde o século 18, quando as cozinheiras de fazendas mineiras faziam biscoito de polvilho usando a goma vinda da mandioca. Depois, a receita foi aprimorada com gordura de porco, ovo, leite, manteiga e queijo, que, aos poucos, incorporou-se ao biscoito, moldado sob a forma de pequenas bolinhas e, finalmente, assado em forno à lenha. No entanto, a delícia típica da culinária mineira tornou-se popular apenas em 1930, graças à vovó Arthêmia, de Uberlândia.
 
Pão de queijo em outros países
 
Na Colômbia, um produto muito similar ao pão de queijo, exceto pelo formato mais tradicional (achatado), é o pan de bono ou pandebono. Assim como o pão de queijo, o pandebono possui textura esponjosa, de baixa densidade, e que endurece em pouco tempo, características que se atribuem ao polvilho azedo, conhecido no país como almidón de yuca fermentado e que é obtido em um processo idêntico ao empregado no Brasil.
 
O Paraguai e a província argentina das Missiones também possuem uma variação do pão de queijo, chamada de chipá, nome que também é utilizado no estado de Mato Grosso do Sul. A diferença da chipá para o pão de queijo é seu formato em "U".
 
No Equador, também existe o "pan de yuca", que é exatamente igual ao pão-de-queijo brasileiro, na textura, formato e sabor. No Equador, tornou-se hábito comer o "pan de yuca" acompanhado por um iogurte de frutas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário