domingo, 12 de maio de 2013

PRATO PRINCIPAL

Fazer da salada o prato principal

O 'alicerce' do almoço e do jantar deve ser um prato de salada verde crua. Existem muitas opções para preparar saladas cruas para todos os gostos.

 

 
Em muitos restaurantes e nas mesas das famílias existe o bom costume de começar o almoço e a janta com saladas. Isto é um costume excelente porque assim você dá importância para alimentos com poucas calorias com muitos nutrientes. Cem gramas de salada têm apenas 25 calorias e com 400 gramas de salada o estômago fica cheio com só 100 calorias. Comer grandes porções de saladas é a melhor forma de contribuir para uma vida saudável e perder peso. 

O 'alicerce' do almoço e do jantar deve ser um prato de salada verde crua. A salada verde tem a maior quantidade de nutrientes, vitaminas, sais minerais, fibras, antioxidantes e fotoquímicos por caloria.
   
É importante aprender a preparar gostosas saladas cruas. Para cortar as folhas, use uma faca lisa e bem afiada. Legumes cortados com faca bem afiada ficam melhor conservados do que os ralados. Visando a saúde, o mais adequado é que pelo menos 70% da salada sejam compostas de folhas verdes, como: alface (lisa, crespa, mimosa, roxa, americana, romano) rúcula, chicória, couve manteiga. Então faça uma escolha de alguns desses produtos por dia. Fica bonito e gostoso acrescentar um pouco de repolho ou couve chinesa.
 
Para aumentar o leque de cores e a variedade de nutrientes, é possível colocar uma parte de legumes crus, como: cenoura, beterraba, rabanete, pepino, tomate.  Couve-flor  e  brócolis   podem   ser   tanto  crus quanto cozidos assim como a beterraba.
 
Para melhorar  o  sabor, use frutas  como: maçã, manga, abacaxi, abacate, laranja, banana  mamão, e/ou certos  temperos  como cebola, cebolinha, alho porro, pimentão, salsão, salsinha, alho e outras ervas e condimentos. 
 
Para variar  e  deixar  a  salada  mais exclusiva misture shitake refogado em  um pouco de manteiga  ou óleo,  champignons, nozes,  brotos  de  feijão  ou  de  outras sementes, tomate seco, azeitonas, gergelim, etc.
 
 Para  fazer  saladas  com  mais  energia, pode-se  colocar  por  cima  leguminosas cozidas como feijão branco, ervilhas, grão de bico, lentilhas, soja. Isso ajuda também para diminuir a vontade de comer carne.
 
Para um molho agridoce misture: 2 a 3 colheres de sopa de limão, 1 colher de azeite balsâmico e, 1 colher de mel ou melado, 1 colher de azeite, alho, sal e outros condimentos. As sobras das saladas podem ser guardadas na geladeira sem o molho.

Como podemos ver, existem muitas opções para preparar saladas cruas para todos os gostos. O mais importante da dieta é comer uma salada de 200 gramas 2 vezes por dia. Isso ajuda a fornecer muitos nutrientes essenciais para nossa saúde e atingir e manter o peso ideal.
 

Fonte: Joop Stoltenborg

Nenhum comentário:

Postar um comentário