domingo, 12 de maio de 2013

ASMA X GRIPE SUINA A H1N1

Recomendações sobre gripe A H1N1 (gripe suina) para quem tem Asma.

Pessoas que têm asma ou outra doença respiratória apresentam maior risco de desenvolver as complicações da gripe suína, segundo pneumologistas americanos.

“Assim como outros vírus influenza, esse vírus (H1N1) tipicamente ataca o trato respiratório. Então, se você tem uma condição respiratória crônica, como asma, o caso pode ficar pior, exacerbando sua asma”, explicou o médico Thomas B. Casale, vice-presidente executivo da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia.

 Por isso, os especialistas destacam a importância de as pessoas com problemas respiratórios estarem ainda mais atentas aos sintomas da gripe suína, mas sem entrarem em pânico. “Qualquer indivíduo exibindo os sinais da gripe suína deve chamar seu ou sua médica para discutir seus sintomas”.

Os sintomas da gripe suína incluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. E algumas pessoas com a doença tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômitos e diarreia.

 A descoberta dos sintomas mais cedo é fundamental para a eficácia do tratamento com drogas antivirais. Segundo especialistas, esses medicamentos podem não funcionar se administrados mais de 48 horas depois da contaminação. E a expectativa é que uma vacina para uso humano contra a gripe suína esteja disponível em alguns meses.

Algumas recomendações e observações:
 Pessoas com asma não têm maior risco de pegar gripe suína do que as pessoas em geral, porem se pegarem uma infecção respiratória tipo gripe suína, podem ter dificuldade respiratória mais acentuada.

 É importante que as pessoas com asma mantenham a sua asma sob controle, de tal forma que, se contraírem a gripe suína a sua asma não piore mais.

 É recomendável que qualquer pessoa com asma tenha um “plano de ação pessoal” para sua asma. Se não tem, deve perguntar ao seu médico, sobre como pode controlar a sua asma e detalhes sobre o uso de sua medicação e ainda informar-se como pode identificar se sua asma esta piorando e como proceder em eventual crise de asma.

 Os sintomas iniciais da gripe suína são similares aos da gripe comum, incluindo: febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo, calafrios e cansaço. Na duvida procure o seu medico.

 Para prevenir a disseminação da gripe suína, lembre-se de cobrir suas narinas e boca com um lenço (de papel ou tecido), quando tossir ou espirrar, depois jogue o lenço fora e lave suas mãos cuidadosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário