domingo, 12 de maio de 2013

ASMA

“A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas.


Em indivíduos susceptíveis esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar. A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos tais como alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios”.

“Quando expostos a estes estímulos, as vias aéreas ficam excessivamente sensíveis, inchadas e cheias de muco”. (GINA – Iniciativa Global para a Asma).

As principais causas da asma estão associadas à poluição do ar, poeira doméstica, ácaros, mofo, pêlos de animais e alimentos. O problema é agravado pelo uso de tapetes, carpetes, cortinas e cobertores que retém a poeira e são ambientes favoráveis a proliferação de ácaros. A fumaça do cigarro, a mudança brusca de temperatura, além da gripe, resfriado, o uso de certos medicamentos e até mesmo o estresse, podem desencadear uma crise de asma.

 Existe um risco maior de crises de asma nos dias de inverno sem vento, quando surge uma mistura de nevoeiro e fumaça composta de monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e partículas em suspensão na atmosfera. A fumaça nos períodos de queimadas é irritante para as vias aéreas dos asmáticos.

Classificação da intensidade da asma de acordo com Global Initiative for Asthma (GINA), 2004.

A asma pode ser classificada como intermitente ou persistente. Dentro dos quadros persistentes são definidos diferentes níveis de intensidade da doença: leve, moderada ou grave.

 Esta classificação se faz de acordo com a presença dos sintomas (frequência e intensidade), o quanto interfere no dia-a-dia do asmático e, o comprometimento de sua função pulmonar.

Asma Intermitente:) sintomas menos de uma vez por semana; crises de curta duração (leves); sintomas noturnos esporádicos (não mais do que duas vezes ao mês); provas de função pulmonar normal no período entre as crises.

Asma Persistente Leve: presença de sintomas pelo menos uma vez por semana, porém, menos de uma vez ao dia; presença de sintomas noturnos mais de duas vezes ao mês, porém, menos de uma vez por semana; provas de função pulmonar normal no período entre as crises.

Asma Persistente Moderada: sintomas diários; as crises podem afetar as atividades diárias e o sono; presença de sintomas noturnos pelo menos uma vez por semana; provas de função pulmonar: pico de fluxo expiratório (PFE) ou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF) maior que 60% ou menor que 80% do esperado.

Asma Persistente Grave: sintomas diários; crises frequentes; sintomas noturnos frequentes; provas de função pulmonar: pico do fluxo expiratório (PFE) ou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF) maior que 60% do esperado.

Mitos sobre a asma.

 Desfaça-se de preconceitos e deixe de lado as crenças populares, como as de que simpatias, chás e rezas podem curar a asma. Obtenha o máximo possível de informações sobre a doença e lembre-se: a asma é uma doença inflamatória que, por enquanto, não tem cura, mas pode ser tranquilamente controlada.

 O uso de corticóides inalatórios não engorda e é bastante seguro. Existem muito mais benefícios do que riscos com o uso diário dos corticóides inalatórios que promovem o controle da asma, a redução das crises e a melhor qualidade de vida.

 Bombinhas não matam e não viciam. As bombinhas são apenas a forma como os medicamentos  estão disponíveis. Dentro de uma bombinha podemos encontrar os corticóides, broncodilatadores ou a combinação deles. O que mata é a asma fora de controle.

 Broncodilatadores não fazem mal à saúde. Conforme a gravidade da crise de asma ou se tem alguma outra doença associada, como pneumonia por exemplo, não adianta usar o broncodilatador em excesso, isto vai acelerar o batimento cardíaco e piorar a falta de ar. Portanto se não acontecer a melhora esperada dos sintomas com os broncodilatadores, procure o atendimento de emergência.

 Esforços físicos pioram a asma. A asma sem controle não permite os esforços, mas se bem controlada, não existe atividade física que não possa ser realizada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário