terça-feira, 14 de maio de 2013

OLHOS - HIPERMETROPIA

Hipermetropia (Dificuldade em enxergar de perto), os objetos próximos aparecem desfocados.
 
Visão hipermétrope Visão Hipermétrope


Visão corrigida Visão corrigida
 
A hipermetropia ocorre quando o olho é um pouco menor do que o normal, provocando uma focalização errada da imagem, que se forma após a retina. Ela também pode ser causada pela diminuição do poder refrativo do olho, causada por alterações no formato na córnea ou no cristalino.

Geralmente o paciente com
hipermetropia tem boa visão de longe, pois se seu grau não for muito elevado é naturalmente corrigido pelo aumento do poder dióptrico do cristalino, em um processo chamado de acomodação. A maior parte das crianças apresenta hipermetropia, porque seus olhos normalmente são menores do que deveriam ser, porém elas têm um maior poder de acomodação e suportam graus muito mais elevados. São comuns casos de pessoas que necessitam de óculos na infância, mas deixam de usá-los na idade adulta, quando o olho atinge o tamanho ideal.

A
hipermetropia também pode estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo na infância, com o surgimento de sintomas ao redor dos 2 anos de idade.

Neste caso a correção total do problema pode ser feita com o uso de lentes de óculos adequadas.

Sintomas

Os principais sintomas da hipermetropia são: desconforto para focalizar imagens próximas, cansaço e dores de cabeça.

Tratamento
O tratamento para a hipermetropia é feito através do uso de lentes convergentes ou convexas, que têm a função de direcionar a luz para a retina, onde a imagem deve se formar. O principal procedimento para a correção do problema é a cirurgia refrativa, realizada com Excimer Laser ou Lasik, geralmente aplicada depois dos 21 anos.

Fonte: Hosp - Hospital dos Olhos de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário