terça-feira, 14 de maio de 2013

OLHOS - PRESBIOPIA

Presbiopia, popularmente conhecida como "vista cansada", é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares, também chamada de  síndrome dos braços curtos. Saiba mais sobre esta patologia visual.

Visão de Presbiopia  é assim que você enxerga quando tem a patologia.
 
Depois dos 40 anos a sensação é que os braços estão ficando mais curtos, as letrinhas parecem diminuir ou "dançar" na página, a vista fica embaraçada. Trata-se da presbiopia, ou vista cansada, como é mais conhecida. Para reduzir o problema, nos casos mais graves até a cirurgia é recomendada.
 
Como fica difícil enxergar de perto, a tendência é esticar os braços atrás do foco, mas uma hora o braço acaba e o jeito é procurar um oftalmologista, atrás de uma receita de óculos, já que a dificuldade para enxergar atrapalha a vida social e o dia a dia no trabalho.
 
O problema é progressivo e, infelizmente, piora com a idade. Quando vamos envelhecendo, o cristalino, que é uma das “lentes” do olho, perde a elasticidade e não consegue focar o que está perto, o que se consegue com a ajuda dos óculos.
 
Em uma emergência, muitas pessoas recorrem aos óculos prontos que podem causar desconforto, como dor de cabeça, porque não são personalizados. O ideal é uma receita prescrita pelo oftalmologista, feita na medida para cada caso. E assim como nos casos de miopia e catarata, também existem alguns tipos de cirurgia para corrigir a presbiopia e somente uma consulta médica pode confirmar se é o caso, pois não há como garantir que a visão seja como antes, quando a pessoa enxergava de perto sem precisar de óculos. De acordo com os médicos, a tendência é que a presbiopia comece a se estabilizar entre 55 e 60 anos.
 
Muitos casos de presbiopia podem ser corrigidos com as lentes de contato .
As lentes de contato bifocais permitem ver tanto de perto quanto de longe em cada olho. Outra abordagem é a monovisão, em que um olho é corrigido para enxergar de perto, enquanto o outro olho é corrigido para enxergar de longe. Dependendo da extensão da monovisão, uma simples lente pode ser tudo o que você precisa. 
 
(Fonte: SBO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário