quarta-feira, 8 de maio de 2013

PASTA DE DENTE

A pasta de dente é nossa companheira de todos os dias. Ela é útil no combate aos principais problemas odontológicos como cáries, gengivites, tártaro e manchas nos dentes, além de ser eficaz no combate à remoção da placa bacteriana.
 
Dentistas respondem dúvidas sobre o uso das pastas de dente - 1 (© Pastas de dente: entenda as diferenças e saiba escolher a ideal Foto: Thinkstock)
 
Alguns estudos comprovam que, quando escovamos os dentes com a pasta adequada, a remoção da placa bacteriana nos dentes é de 70% e a chance de se formar uma nova placa cai pela metade.
 
Qual a diferença entre pasta de dente tradicional e em formato de gel?
A forma de apresentação dos cremes dentais pode ser em creme, pasta ou gel. Os três são preparações farmacêuticas semissólidas de aspecto pastoso, que têm capacidade de adesão à superfície onde serão aplicadas por um período de tempo (antes de serem removidos por lavagem). 'Dessa forma, as diferentes formulações podem ter as mesmas substâncias ativas em diferentes ou iguais concentrações', explica a periodontista Mônica Grazieli Correa.
 
O creme dental ideal precisa conter flúor?
'Sim, pois o flúor apresenta efeito preventivo sobre cáries, algo comprovado cientificamente', explica a odontopediatra Nadia Salem Jabbar. O flúor ajuda ainda a manter os dentes saudáveis e fortes e altera os cristais do esmalte dentário, tornando-os mais resistentes.
 
Qual a quantidade ideal de pasta de dente para crianças?
'Quanto menor a criança, menor a quantidade de pasta na escova. Para crianças até 3 anos, a quantidade ideal é o equivalente a um grão de arroz e, para crianças acima dessa idade, a quantidade deve ser equivalente a uma ervilha', explica a odontopediatra Nadia Salem Jabbar. A pasta ideal para os pequenos é aquela que apresenta em sua composição uma quantidade entre 1000 e 1100 ppm de flúor. A quantidade de pasta que será colocada na escova de dentes deve ter sempre a supervisão dos pais.
 
Se uma criança engolir creme dental vai passar mal?
Isso irá depender da idade da criança, do seu peso, se o estômago está vazio, da quantidade do creme ingerido e da frequência com que isso acontece. Quanto maior a quantidade e maior a frequência, a criança poderá ter dores de estômago, diarreia, vômitos, entre outras complicações. Se ingerido em grande quantidade, os dentes permanentes poderão nascer manchados, o que chamamos de fluorose!
 
Algumas pessoas não fazem bochecho com água após a escovação e outras fazem. Qual o correto?
'Embora não existam estudos específicos na literatura comparando o efeito do bochecho com água após a escovação com sua não realização, recomenda-se fazer bochechos para remover os restos alimentares que foram soltos com o fio dental e pela escovação', recomenda a periodontista Mônica Grazieli Correa.
 
Como garantir a eficiência do creme dental?
Os cremes dentais são coadjuvantes no processo de higiene bucal. De acordo com a necessidade de cada paciente, pode ser indicado um tipo de creme dental como, por exemplo, os que contêm triclosan, que ajuda na redução da inflamação gengival. O efeito do creme dental só será percebido se a escovação for realizada da forma correta e na frequência correta, ou seja, sempre após as refeições.
 
Se a pasta de dente promete proteção 24h devo escovar os dentes apenas uma vez ao dia?
'Não. A frequência da escovação deve ser pelo menos duas vezes ao dia, sendo importante que a escovação seja realizada mesmo após todas as refeições', adverte a periodontista Mônica Grazieli. Caso a escovação não seja realizada corretamente, a pessoa pode desenvolver lesões de cárie, gengivite, periodontite e retrações gengivais, entre outros problemas bucais.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário