quinta-feira, 9 de maio de 2013

QUALIDADE DOS ESPERMATOZÓIDES X ERA DIGITAL

Uso de laptops e celulares e a Qualidade dos espermatozoides.
Em recente estudo realizado na Escola Médica de Eastern Virginia, nos Estados Unidos e publicado na revista da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (Fertility and Sterility -ASRM), observou-se a relação entre o uso de computadores portáteis e celulares com alterações na fertilidade masculina.

Estudos anteriores já evidenciavam a relação negativa entre o calor produzidos por esses aparelhos eletrônicos e a fertilidade masculina, verificou-se, agora,  que não só o calor, mas a emissão de ondas eletromagnéticas por laptops e celulares pode provocar alterações nos espermatozóides, especialmente quando esses aparelhos são posicionados próximo à área genital (leia-se colo e bolso).

Essas alterações afetariam a movimentação dos espermatozóides (motilidade), os tornando mais lentos e até imóveis. Além disso, foi observado um maior índice de fragmentação do DNA, isto é, as ondas eletromagnéticas alterariam diretamente DNA da célula, alterando toda a estrutura do espermatozóide.

Verificou-se, ainda, que quando conectados a uma rede WI-FI, a produção de ondas eletromagnéticas é maior e portanto parece ter o poder de produzir mais alterações. Como, nos dias atuais, a grande maioria das conexões de internet é realizada usando WI-FI, o problema parece ser maior ainda.

Este parece ser o primeiro estudo que relaciona a ocorrência de alterações espermáticas devido à produção de ondas eletromagnéticas de aparelhos eletrônicos, e não somente à temperatura elevada produzida por computadores e celulares.

Esta descoberta pode, assim , justificar, em parte, o crescente declínio na fertilidade masculina que vem sendo observado na última década, uma realidade do mundo moderno, que precisamos aprender a lidar melhor.
 
Fonte: Dr. Daniel Diógenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário