quinta-feira, 9 de maio de 2013

GESTAÇÃO - TOXOPLASMOSE

A toxoplasmose é uma doença provocada por um protozoário, o Toxoplasma gondii, transmitido para nós, seres humanos, através das fezes de gatos.
 
 

Fora da gestação, a toxoplasmose provoca sintomas que se assemelham a uma virose, podendo ser até assintomática. Entretanto, na gestação, a toxoplasmose pode provocar graves malformações fetais, como: surdez, cegueira, retardo mental, malformações cerebrais, entre outras, especialmente quando a contaminação ocorre nos primeiros três meses de gestação. Quando a gestante já teve contato com a toxoplasmose antes da gravidez, ela apresenta-se imunizada e fica, portanto, resistente à doença, podendo entrar contato com o toxoplasma sem problemas. Por outro lado, a gestante que nunca teve contato com o toxoplasma, tem que ter certos cuidados para evitar uma contaminação.


Cuidados, como : evitar contato com gatos e cães, evitar ingerir alimentos mal cozidos, mal assados ou crus, evitar manusear terra (cultivo de plantas) e evitar lavar frutas ou verduras sem luvas (os alimentos podem estar contaminados) e quando ingerir frutas e verduras, estas tem que estar sempre bem lavadas.


A toxoplasmose tem tratamento na gravidez, tanto quando o feto encontra-se contaminado, para evitar a doença fetal, como também para evitar a contaminação fetal, quando somente a mãe está contaminada.


É, portanto, fundamental a solicitação do exame para toxoplasmose na gravidez e se possível sua repetição a cada 03 meses até o fim da gravidez, como forma de evitar os terríveis danos fetais.
 
Fonte: Dr. Daniel Diógenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário