quarta-feira, 15 de maio de 2013

REFRIGERANTE, É UM VILÃO?

Quem é que não gosta de tomar um refrigerante bem gelado, principalmente neste calor? Geralmente as pessoas não sabem das consequências e no mal à saúde que ele causa.
 
Consumo excessivo de refrigerantes pode causar pressão alta e outros males.
 
coca-refrigerante-bebida title=
 
 
O refrigerante pode causar dependências, independente se for zero ou normal. “Não há nenhum estudo teórico que mostre que o refrigerante causa dependência, mas na prática ele causa.”.
 
O refrigerante zero tem mais sódio, o que aumenta o risco de pressão alta. Já o normal tem mais caloria, que amplia o risco de aumento de peso. “O refrigerante tem alguns compostos como o adoçante, que fazem que o cérebro se acostume com a substância ingerida”.
 
A médica ressalta que dois copos da bebida por dia não causam dependência, mas geram uma questão comportamental – em outras palavras, nós pegamos “o costume” de ingeri-lo O risco é ainda maior em crianças, porque o cérebro ainda está em processo de formação e é mais provável que cause dependência.
 
De acordo com ela, qualquer líquido requer cuidado durante as refeições para não provocar dilatação gástrica. Com a ingestão de líquidos nas refeições a saciedade é bem menor, pois o esvaziamento gástrico ocorre mais rápido.
 
Para as compulsivas de plantão, a médica afirma que o refrigerante sozinho não causa a celulite. Os odiados buraquinhos surgem com o aumento do nível de insulina no sangue, com a junção do açúcar e do sódio, que faz o corpo reter água, causando inchaço e levando ao acúmulo de gordura nas células. A quantidade diária de sódio permitida são de três gramas, sendo que os alimentos por si só já têm uma pequena porção dele.
 
 
Fonte: Dra. Ana Priscila Soggia, especialista em endocrinologia,

Nenhum comentário:

Postar um comentário