sábado, 11 de maio de 2013

CRIANÇAS - TRÂNSITO

A educação das crianças para o trânsito.

   O primeiro passo para educação para o trânsito é deixar bem claro para a criança que ela é uma passageira especial e até os dez anos deverá ir sempre no banco de trás.
 
Desde 2010 entrou em vigor uma lei que regulamenta o transporte de crianças:
 
Até 1 ano - Bebê conforto, voltado para o vidro traseiro de costas para o motorista.
De 1 a 4 anos - cadeira para auto que deve ficar voltada para a frente do veículo, na posição vertical
De 4 a 7 anos e meio - assento de elevação e cinto de três pontos

A partir de 7 anos e meio - cinto de segurança normal no banco traseiro.

Para quem não cumprir essas exigências o valor da multa é de R$ 191,54 e mais sete ponto na carteira de habilitação. Mas a orientação dos pais não deve cessar nunca, especialmente sobre os riscos e perigos de colocar braços e cabeça para fora do carro.
 
A educação das crianças para o trânsito envolve também sua consciência dos deveres e direitos do pedestre. Até a idade de sete anos não se deve permitir à criança que circule sozinha, mas sempre acompanhada por um adulto. Mas muito antes disso, as crianças já estão atentas à movimentação de pessoas e veículos nas ruas. É o momento de instruí-las sobre os principais tipos de sinalização no trânsito, como semáforos, faixas para a travessia de pedestres e pisca-pisca luminosos instalados nas garagens dos edifícios. E também restringir o uso de bicicletas, skates e patins a parques e locais adequados para esse tipo de atividade.
 
Código Nacional de Trânsito
A promoção de atividades que permitam à criança conhecer e vivenciar situações de circulação no trânsito, seja como pedestre ou passageira, é uma das exigências do Código Nacional de Trânsito.
 
Para contribuir na educação das crianças para o trânsito, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) das cidades brasileiras têm profissionais preparados para dar instruções nesse sentido a professores e alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Em São Paulo, a Divisão de Educação de Trânsito do Detran mantém, inclusive, uma Cidade-Mirim, onde acontecem visitas agendadas pelas escolas.
 
Os recursos pedagógicos para a educação das crianças no trânsito utilizados pelos policiais militares monitores vão desde palestras até dramatizações com linguagem adequada a cada faixa etária. Para transmitir aos pequenos noções básicas de segurança no trânsito e conscientizá-los da importância de garantir sua própria integridade física e a das outras pessoas valem canções e todo o tipo de brincadeiras.

Os professores que acompanham esse processo de educação das crianças no trânsito também são instruídos a relembrar o assunto em momentos oportunos. A ideia é, além de educar as crianças para noções de segurança, investir na formação de motoristas adultos mais conscientes sobre suas responsabilidades no trânsito.
 

 
Ensinamentos básicos para educação no trânsito

1- Em caso de acidente, somos sempre projetados contra o painel e o para-brisa. Portanto, crianças devem andar sempre no banco traseiro e, dependendo da idade, na cadeira para auto, onde estarão mais seguras e protegidas.
 
2- Crianças devem evitar jogar bola, andar de bicicleta e de skate na calçada. Um boa alternativa são os parques, campos e escolas. Do contrário, as crianças correm o risco de serem atropeladas.
 
3- Oriente seus filhos para que eles nunca coloquem o braço ou a cabeça para o lado de fora do veículo.
 
4 - Quando forem para a escola de ônibus, oriente as crianças para que só embarquem ou desembarquem quando o ônibus estiver totalmente parado.
 
5 - Ensine as crianças a não jogar lixo pela janela, explicando a elas que além de atrapalhar outros veículos, cada objeto jogado na rua contribui para aumentar a poluição da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário